Sunday, August 15, 2004
É hoje que se decide o futuro da Venezuela.
O sonho de Simon Bolivar era uma América unida de norte a sul.
O mesmo homem que já nos inícios do séc. XIX avisava sobre os perigos do "grande irmão do norte" viu o seu sonho resgatado por Hugo Chávez, o actual presidente venezuelano.
Continuamente atacado pelas suas posições à esquerda e desafiadoras das elites pró-EUA (vende petróleo em condições vantajosas para vários países do Caribe incluindo Cuba, é contra a ALCA e tem tentado reforçar economicamente laços entre os países da "zona andina" - o que também põe em causa a ALCA), Hugo Chavéz foi alvo de um golpe de estado em Abril do ano passado (depois de ele próprio ter tentado o mesmo uns anos antes de ser presidente).
A pressão foi aumentando até a oposição ter conseguido as assinaturas necessárias à realização do referendo do próximo dia 15 de Agosto, o qual só poderia ser feito depois de alcançada a metade do mandato presidencial (5 anos na Venezuela).
A pergunta já está escolhida: "¿Está usted de acuerdo con dejar sin efecto el mandato popular otorgado mediante elecciones democráticas legítimas al ciudadano Hugo Rafael Chávez Frías como presidente de la República Bolivariana de Venezuela para el actual período presidencial?"
Obviamente, o "não" dará a continuidade ao presidente, e o "sim" obrigará a novas eleições.
(Texto retirado do blog: "Grão de Areia)
É hoje que se decide o futuro da Venezuela! Continuará a revolução bolivariana?
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment