Tuesday, June 27, 2006


No passado sábado, tomei parte numa manifestação que gritou bem alto pela avenida da liberdade "Homem ou Mulher, eu durmo com quem quiser!".
Antes de mais, sublinho que ao contrário do que possa parecer, esta não era uma manifestação do orgulho gay. E sempre me opus a essas. Não compreendo o motivo de as pessoas quererem afirmar a sua sexualidade publicamente, pois eu não faço o mesmo nem sinto essa nessessidade.
Contudo, esta manifestação protestava contra a homofobia. Tendo como exemplo mais rcente o assassinato de "Gilberta" o travesti assassinado no Norte, muitos homossexuais e heteróssexuais juntaram-se numa tarde sem compreender o porquê de um ódio que leva alguns (dos mais novos até) a matar, pessoas que simplesmente não têm a mesma orientação sexual que a nossa. E é inaceitável num país que se diz minimamente liberal, haverem continuamente situações de descriminação, que pdoe em alguns casos levar á violencia, de pessoas homossexuais.
A JS/FAUL marcou presença neste evento, afirmando-se mais uma vez do lado de uma minoria ainda rejeitada em Portugal, ao lado de pessoas que são ainda desfavorecidas pela constituição Portuguesa. É combate da JS a igualdade de direitos entre todos os cidadãos, e uma luta mais recente mas muito importante no caso especifico dos homossexuais. E para mim assumidamente heteróssexual e jovem socialista, devo dizer que foi com grande honra que estive lado a lado com muitas pessoas de orientação sexual diferente da minha, mas com um mesmo fim em vista: acabar com a discriminação.
Nunca serei contra a homossexualidade. Mas serei sempre contra a homofobia

No comments: