Monday, October 02, 2006

Lula de novo. Com a força do povo?

Os resultados das eleições de ontem no Brasil mostram como o PT mudou e a forma como muita gente começou a olhar para o presidente Lula. Sabemos que Luís Inácio da Silva teve iniciativas muito fortes no campo do combate à fome e ao analfabetismo no Brasil, sabemos também que soube ter mãos de ferro no cancelamento das encomendas de material bélico e estamos cientes de que é um homem de esquerda e com fortes valores operários.

Mas sabemos também que o Partido dos Trabalhadores mudou muito na sua forma de ver a política, sabemos que o PT embora ainda concorra coligado com o PCdoB, deixou a sua linhagem marxista escapar empurrando nomes como a candidata Eloísa Helena para fora da sua estrutura. Quando olhamos para o Partido dos Trabalhadores vemos que o mesmo agora se encontra como observador da Internacional Socialista (em Portugal representada pelo PS), vemos um partido que se soube modernizar e adaptar ao século XXI, mas que em conjunto com este processo abriu as portas a políticos como os que tiveram envolvidos no mensalão e como os recentemente detidos, acusados de comprarem documentos para aniquilar politicamente membros da oposição.

Olhamos agora para um Brasil que se prepara para ir à segunda volta e optar entre um Lula que sabemos honesto, trabalhador e competente, mas que até hoje mostrou não se saber rodear de pessoas com princípios e fiéis aos verdadeiros ideais programáticos do PT, ou entre Geraldo Alckmin, um social-democrata da mesma família política do actual PT e que parece ter subido nas sondagens devido ao seu excelente trabalho como governador do estado de São Paulo.

Se fosse brasileiro e tivesse que ir às urnas no próximo dia 29 ficaria bastante confuso. Entre um candidato corajoso e competente mas que não se soube rodear e entre um candidato praticamente desconhecido e que não me daria certezas de uma governação de esquerda. Entre as duas opções provavelmente votaria Lula… Para ver se com a força do povo desta vês teremos um Brasil diferente!

No comments: